5 pontos que tornam a comunicação interna uma aliada do gestor de RH



Você está ouvindo o seu colaborador? Não é novidade que a comunicação corporativa aponta os funcionários como o 1º público de uma empresa com poder para interferir diretamente na marca, imagem, reputação e resultado das companhias. É inclusive pertinente afirmar que se o público interno não estiver satisfeito será pouco provável que outros públicos, como clientes, também estejam.

 

 

Líderes conhecidos como Richard Branson, fundador do Virgin Group e Duda Kértesz, presidente da divisão Health da Johnson & Johnson nos EUA tem grande parte do sucesso de suas gestões atribuído a sensibilidade para lidar com pessoas e a capacidade de ouvir para comunicar melhor.

 

 

"É preciso ouvir o colaborador" - Duda Kertész

 

 

Diante disso cada vez mais os gestores, principalmente os de RH, são diariamente desafiados a ouvir seus colaboradores a fim de aproximar e humanizar as relações. É preciso entender que do outro lado do balcão está um indivíduo único com os seus valores e interesses. Os gestores precisam escutar para alcançar um denominador comum entre os interesses da empresa e do colaborador.

 

 

Comunicação e RH precisam, mais do que nunca, trabalhar em conjunto na construção de uma marca empregadora que faça sentido para todos.

 

 

5 pontos que tornam a comunicação interna uma aliada do gestor de RH:

 

 

1. A comunicação interna é vital para o sucesso de qualquer organização, pois oferece a certeza de que sua mensagem está sendo passada da maneira correta para a equipe, o que acaba gerando resultados positivos também na relação com seus clientes.

 

 

2. Quanto mais bem informados, mais preparados a desenvolver seu trabalho de forma apropriada os colaboradores estarão e mais o seu público saberá os valores e as qualidades do seu negócio. E isso envolve falar e aprender a ouvir a equipe.

 

 

3. A comunicação interna é uma estratégia eficiente para redução de ruídos que por vezes se integram à rotina, resultando em conflitos e afetando o desempenho. Seja no desentendimento entre diferentes áreas da empresa ou nas conversas paralelas que acabam em insatisfação geral, é preciso agir com transparência, aproximação e diálogo.

 

 

4. Quando todos falam a mesma língua, reconhecem o seu valor para a empresa e se identificam como parte do processo, há um ganho de motivação que tende a tornar o colaborador mais produtivo.

 

 

5. Colaboradores motivados e engajados compartilham fatos positivos nas redes sociais e demonstram essa satisfação no trato com seus clientes.

 

 

 

Renata Camargo

 

Sócia-diretora de estratégia e operações na WR


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