Diversidade, nós temos! Ou melhor, nós somos!



Outro dia num café de network com um dos meus CEOs, sim porque ao longo desses 10 anos a frente da WR já tive o prazer e a oportunidade de contribuir para o legado de comunicação de muitos deles. Mas voltando ao café... conversamos animadamente sobre vários temas, como por exemplo: nossa preocupação com a escolha do futuro presidente, sobre como sentimos que o Brasil ainda caminha a passos curtos e lentos, sobre a educação de nossos filhotes e como a inteligência emocional será o diferencial deles no mundo corporativo lá na frente. Este aspecto sozinho é tema para um outro artigo, não posso esquecer! Enfim, e é claro, sobre comunicação entre líderes e liderados, o atual calcanhar de Aquiles da maioria das lideranças nas empresas de qualquer porte e setor.

Pois então, em algum momento dessa conversa não me lembro exatamente a ordem, mas sim a importância, e por isso faço aqui este recorte - ele me pergunta sobre os valores da WR, que eu prontamente respondo: Diversidade - Inovação - Transparência - Ética - Excelência.

Ele em tom de pergunta e exclamação diz: D I V E R S I D A D E ? ! ? E eu afirmo, por que o espanto. E digo sim diversidade e completo, minha sócia é negra. A alma da WR é "Black and White".

Compartilho agora com vocês alguns dos meus pensamentos daquele momento. Como a maioria de nós brasileiros ainda temos que evoluir . No que diz respeito a diversidade, ainda estamos engatinhando para compreender que somente com a diversidade se pode construir o diferente, e que sem sermos diferentes, não sairemos do lugar comum. Preconceito racial é somente uma das várias faces da diversidade e que a sociedade para ser considerada politicamente correta, finge dar a todos, independente da cor da pele, as mesmas oportunidades.

Mas eu me pergunto, será mesmo?

Não faz muito tempo, há cerca de 15 anos, conheci Renata Camargo, que participava de um processo seletivo, no qual eu buscava por um atendimento para me substituir, uma vez que a agência que eu trabalhava na época estava crescendo e precisava ampliar a equipe. Eis que Renata surge na minha frente, "linda e loira", como diz a expressão. Só que não, negra e altiva, firme e sensível, falante na medida certa, ávida por desafios e com bagagem técnica suficiente para me representar junto aos clientes da época. Contratada.

Mas se hoje disfarçamos o preconceito por detrás de um falso sorrisinho de aceitação, naquela ocasião ainda não estávamos nesse estágio de evolução e um dos clientes, diretor geral de um dos maiores centros comerciais de luxo de São Paulo, me disse textualmente: outro atendimento no seu lugar, tudo bem, mas não me venha com mulheres gordas ou negras, tá?!. Renata já estava contratada, eu a havia tirado de um emprego e oferecido uma nova oportunidade. As coisas se ajeitaram e ela passou a atender um outro cliente, aparentemente bem mais flexível.

Anos se passaram e estamos há quase 4 juntas na WR. E assim como o Black completa o White, o negativo só aparece por conta do positivo, ou vice-versa, não me lembro bem, o Ebony and Ivory, assim como diz a música, vivem em perfeita harmonia. Renata e eu somos o preto no branco.

Então, eu disse ao meu CEO, yes we can! Nós na WR praticamos a diversidade, pois somos diversas. Pensamos de forma distinta, nos respeitamos e admiramos, construímos resultados sólidos para a WR e mais do que isso, registramos essa essência nos planejamentos de comunicação interna que entregamos aos nossos clientes, nossa proposta de comunicação com os colaboradores é efetiva, e nosso relacionamento com os gestores é eficaz.

Um brinde à diversidade. Vida longa, perene e sustentável a ela. Que sigamos no caminho do bem, sempre!

Wal Ruiz Fundadora e diretora executiva na WR

Publicações