Nos bastidores do incrível mundo do chocolate



O chocolate exerce certo fascínio sobre quase todos nós, relés mortais. E não só nos humanos, mas também nos anjos, como preconiza o comercial do famoso bombom de pasta de avelã. Isso não é uma novidade, afinal o chocolate possui uma substância, o triptofano que serve como produto de base para a formação da serotonina, o conhecido "hormônio da felicidade" ou, simplesmente, denominado como serotonina - a química do amor. Quem já experimentou sabe: consumir um pedaço de chocolate melhora rapidamente o humor, pois o açúcar contido no chocolate estimula o pâncreas a produzir insulina e isso permite, entre outras coisas, que o triptofano alcance mais facilmente o cérebro, aumentando assim o nível de serotonina e deflagrando sensações de satisfação.

Então, essa é apenas uma das maravilhas que o incrível mundo do chocolate pode proporcionar. No caso da WR, essa iguaria que põe fim ao sucesso de qualquer dieta, trouxe muito além de um prazer momentâneo, proporcionou a sólida conquista de resultados de imprensa que alcançaram a casa das mais de 14 mil matérias publicadas ao longo de 10 anos, em nobres veículos de comunicação como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Veja São Paulo, Exame, Época, Jornal Nacional da TV Globo, O Globo, Valor Econômico e muito mais. Matérias que minuciosamente e estrategicamente foram construídas para agregar valor à reputação de marcas como Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Lindt, todas pertencentes ao Grupo CRM de Celso Ricardo de Moraes e sua filha Renata Moraes Vichi.

Para a WR chocolate vai muito além da comidinha gostosa. Trata-se de um valioso setor varejista da economia que com muito respeito, amor e paixão, aprendemos a admirar e, mais do que isso, a trabalhar com ele. Aliás, para mim esses quatro elementos: RESPEITO - AMOR - PAIXÃO - ADMIRAÇÃO são os que me regem e me fazem acordar todos os dias para a conquista de resultados surpreendentes para os clientes da agência.

Assim, nada mais natural que homenagear o Dia Mundial do Chocolate, que se comemora neste dia 7 de julho, aproveito a data para compartilhar uma das muitas histórias de bastidores de assessoria de imprensa da WR na busca pelo melhor resultado que, capitaneado diretamente por mim, culminou em uma capa da Vejinha às vésperas da Páscoa do ano de 2010.

Mas para chegar nessa capa, é preciso retroceder exatamente nove meses, tempo que foi necessário para o árduo plantio e farta colheita. Tudo começou em uma reunião de briefing, aproximadamente em maio, praticamente um mês após a apresentação dos resultados de Páscoa do ano de 2009. Quando Renata, a vice-presidente do Grupo CRM, lançou o desafio: os nossos resultados são de fato surpreendentes, mas para a Páscoa do ano que vem quero algo que realmente me surpreenda. Desse momento em diante, comecei a montar toda a trajetória da marca Kopenhagen e da recém-lançada Chocolates Brasil Cacau. Adicionei a essa mistura, que por si só já era encantadora, a própria trajetória de sucesso de Renata, que aos 16 anos, em 1997, entrou para a equipe do departamento de marketing da Kopenhagen, na época recém- comprada por seu pai. Sua missão era ajudar a alavancar a marca, que, embora já fosse a mais tradicional do país, havia padecido nas mãos de uma administração familiar sem fôlego para fazê-la crescer.

Pronto, a receita estava completa. Tínhamos na mão o que em assessoria de imprensa costumamos chamar de "sugestão de pauta". Estava tudo muito consistente, tinha história, fatos, números de uma década, lançamentos de produtos memoráveis e, claro, o charme da Kopenhagen.

Definimos como nosso alvo a revista Veja S.Paulo e fomos prá cima dela. Primeiramente nem me lembro mais de quantos telefonemas fiz ou quantos e-mails encaminhei para a editora da revista, que após muita insistência e perseverança, resolveu aceitar o meu convite para um almoço de goodwill com Renata Moraes. Foi um almoço bastante amistoso no Figueira Rubaiyat, da Haddock Lobo, com a editora, que me desculpe o lapso de memória, mas não me lembro do nome e sua jovem e agradável repórter, Giuliana Bergamo, que mais tarde seria a responsável por assinar tal matéria.

Após esse encontro foi dada a largada. Passamos rigorosamente a alimentar, de fato, essas jornalistas com informações das marcas que fizemos questão de dissociar do envio de produtos. Para tal, criamos um cronograma com datas importantes para as marcas, para a revista e também para a editora e repórter. Mais do que isso, elaboramos uma campanha que carinhosamente batizamos "Chegou a hora mais gostosa do dia!" e, sob esse jargão e com o envio das deliciosas guloseimas, estabelecemos um relacionamento que nos levou a uma das maiores conquistas da WR.

A essa altura já estávamos em janeiro de 2010 e nada de uma notícia mais promissora por parte da Vejinha. Quando então num belo dia ao chegar à WR recebo o recado de que Giuliana da Vejinha havia me ligado. Num misto de ansiedade e alegria retorno a ligação e a repórter de maneira pragmática me diz: vamos fazer a sua matéria, mas do nosso jeito. Eu respondo: que fantástico, mas o que exatamente você quis dizer com a expressão
'do nosso jeito". E neste momento eu ainda não sabia, mas um dos meus maiores desafios enquanto assessora de imprensa iria começar.

Com voz mansa e meiga, Giuliana me fala com todas as letras, vamos fazer uma matéria comparando as três maiores marcas de chocolate do varejo: Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Cacau Show - do arqui-inimigo, Alexandre Costa. E completa, mesmo que Renata queira declinar, a matéria já esta pautada para ser publicada na véspera da Páscoa. Não sabia se comemorava ou se chorava. Pois bem, lá fui eu dar a notícia para a Renata, que não teve a melhor das reações, mas comprou a briga e me deu carta branca para prosseguir com as negociações.

Bom, foram cerca de três entrevistas presenciais, sendo uma na fábrica do Grupo CRM, em Extrema. E era tanta informação que Giuliana demandava que nem mesmo eu, após quase 10 anos atendendo a marca sabia informar. Era foto prá lá, foto prá cá, de produto, da fábrica, enfim, mas nada de pautar foto da Renata. Questionei Giuliana, e a Renata não vai ter foto? Ela como sempre amável e firme, me fala que estavam decidindo como fazer. Quando então, finalmente nos chamou para a foto no estúdio.

Pronto, gelei! Corri para a Renata e disse: seremos capa da Vejinha às vésperas da Páscoa. Renata, ansiosamente respondeu: agora não temos mais nada a perder - espero - vamos em frente e seja o que Deus quiser. E juntas rimos muito.

E lá fomos nós para o estúdio, repletas de chocolates da Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau e na mala três looks diferentes como havia solicitado a produção da Vejinha. E a sessão de fotos se inicia. E para a minha estranheza havia um espaço demarcado no chão e o fotógrafo dá as orientações de que tipo de movimentação queria da Renata. Até aí quase tudo bem. Não fosse o fato de que trouxeram um ovo gigantesco, sem marca alguma e a fizeram segurar o laço.

Para tudo! Falei desesperada para o fotógrafo. O que é isso? Não fomos nem sequer consultadas. E comecei imediatamente a ligar no celular de Giuliana que chega ao estúdio e com toda a calma do mundo me informa. Decidimos que a capa será a Renata com o Alexandre. Como seria impossível fazer a foto com os dois juntos, a arte já montou a capa e assim será.

Renata que já havia chegado até aqui nessa empreitada, assinou o termo de autorização de uso de imagem e assim deu prosseguimento as fotos. Da sessão de fotos ao fechamento da matéria foram dois ou três dias - e noites também - interináveis. Ligações a cada momento para confirmar informações e revisar detalhes.

Finamente quando no fim da tarde daquela sexta, 26 de março, Giuliana me sinaliza que nosso exemplar de cortesia já estava à disposição. Foi a hora mais longa de minha vida, desde a ligação da repórter, até o motoboy chegar com a dita-cuja revista.

Para minha agradável surpresa a capa estava ótima, favorecendo em tudo a minha cliente. Ela na frente, puxando o laço do grande ovo, fazendo a menção de que ela puxa o mercado de varejo de chocolate. Dali para frente, somente boas percepções, matéria com mais de seis páginas, extremamente bem escritas, descreveram a trajetória de sucesso das marcas do Grupo CRM, sob a batuta de Renata Moraes Vichi.

Liguei para Renata, e foi a mais esfuziante que já havia feito para ela. Fomos bem sucedidas. Conseguimos um excelente resultado que tenho a certeza de que te surpreenderá muito além das expectativas.

Redigi um comunicado aos franqueados da Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau em primeira pessoa - em nome da Renata - nele ela agradecia pelos excelentes resultados de vendas de Páscoa até aquele momento e desejava que aquele ano fosse um estouro de Páscoa. Enviamos na própria sexta com uma imagem da matéria que se tonaria pública na manhã de sábado.

Por isso é com muito orgulho que costumo afirmar que Chocolate está no DNA da WR. Mais do que isso, chocolate um dia já correu pelas nossas veias. E nós por aqui estamos ávidas para que ele volte a correr em breve novamente.

Wal Ruiz
Fundadora e Diretora Executiva na WR Estratégica

Publicações