Por que vale a pena notar as emoções no local de trabalho?



"Alisa Yu ficou intrigada com o reconhecimento emocional ao entrevistar enfermeiras que trabalhavam na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Infantil Lucile Packard em Stanford. As enfermeiras disseram a ela que reconhecer verbalmente os medos e o estresse de seus jovens pacientes criava confiança, o que os capacitava a fazer seu trabalho com mais eficácia. 'A partir de então, comecei a ver reconhecimento emocional em todos os lugares', lembra Yu, um candidato a PhD em comportamento organizacional na Stanford Graduate School of Business.

Yu e seus co-autores argumentam que, em um ambiente de trabalho, um supervisor que mostra preocupação com o estado emocional dos outros está sinalizando uma vontade de se envolver em uma situação potencialmente confusa. “Um líder pode facilmente ver alguém em perigo e optar por ignorá-lo”, diz Yu. “Mas apenas um líder que realmente é benevolente e se preocupa com os funcionários se arriscaria a se envolver reconhecendo voluntariamente o funcionário em dificuldades. Assim, os funcionários podem interpretar isso como um sinal de que esse líder é alguém em quem podemos confiar seu bem-estar."
 

 

Link da matéria

 

 

 


Publicações