Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende



Como vão os resultados na sua empresa? Você termina o seu dia com a certeza de que sua equipe compreendeu exatamente o que foi decidido naquela reunião? Já teve a impressão de que seus colaboradores não falam a sua língua? Em certos momentos do dia parece que você está falando em grego e fica a certeza de que não ficou claro o que foi dito?

Pois é, a resposta para todos esses questionamentos pode estar na comunicação. Ou melhor, no estilo da sua comunicação com seus empregados. Ou seja, é como costuma dizer o jornalista Heródoto Barbeiro, a comunicação de liderança: não se dá pela boca, mas pela orelha. Não é o que você disse, mas o que o outro entendeu.

Até parece fácil falar, mas pensando pelo ângulo acima, a comunicação é o que mais tem emperrado os resultados em qualquer tipo de firma. E o porquê disso está numa simples razão: as pessoas são diferentes e necessitam de motivações diversas para se engajarem na sua causa.

Pare e pense um minuto. A sua comunicação está mais para fala que eu te escuto ou feito "A Hora do Brasil", você fala e ninguém te ouve?

É meu caro, não basta mais ser líder e saber planejar estratégias mirabolantes que irão dar nó na concorrência. Se a sua comunicação não falar na alma, no coração de seus empregados, você não chegará a lugar algum. Você é o único responsável por disseminar informações estratégicas para envolver e motivar o time. Portanto, lembre-se, alinhar prática e discurso faz a diferença na forma como o líder é visto pela equipe e se é ou não capaz de motivá-la e inspirá-la a trabalhar pela melhoria contínua. Peter Drucker afirma que devido à sua visibilidade, os líderes são vistos como exemplos a serem seguidos.

Para uma comunicação de liderança eficiente e eficaz, o líder tem de conhecer seus liderados e falar uma linguagem que os mobilize e para isso deve estar atento aos diferentes níveis de maturidade das pessoas e a que geração elas pertencem. Deve deslocar o foco da voz para o ouvido e praticar constantemente a empatia.

A boa comunicação é uma habilidade que deve e precisa ser estimulada e praticada entre as lideranças. Pois somente através dela é que o gestor consegue inovar, reter talentos, informar, motivar, integrar, engajar e capacitar. Não, não precisa ser um superman para ser um gestor de alta performance, precisa apenas ter coragem e sabedoria para compartilhar medos e desafios, além de mapear e valorizar as competências de seu time.
Para isso você precisa se tornar um dirigente que seja capaz de integrar as dimensões emocional e racional e assumir os riscos, então você será o executivo que o mundo empresarial de hoje exige.
Mas como enfrentar esse desafio e praticar uma comunicação assertiva e competente? Vem para a WR, aqui temos treinamentos feitos sob medida para aprimorar a sua comunicação com seus empregados. Aqui nós conhecemos os desafios da liderança e calçamos os sapatos dos liderados. Conte com a nossa ajuda!


Wal Ruiz
Fundadora e diretora executiva na WR Estratégica


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